5 Tendências de Marketing Digital para 2020 que estão que vão mudar o futuro

Você está preparado para gerar oportunidades de negócio em 2020? Já tem uma estratégia pronta? Está por dentro das principais tendências de Marketing Digital para esse ano?

Já passamos os primeiros meses do ano e se você ainda não sabe como gerar leads e oportunidades para seu negócio está na hora de começar a se mexer.

O lado bom é que ainda temos muito tempo pela frente e dá tempo de correr atrás para alcançar resultados ainda esse ano.

Antes de começar quero apenas te lembrar duas coisas:

  1. O Marketing Digital veio para ficar, você está vendo cada vez mais empresas conseguindo tornar negócios digitais lucrativos e pessoas que conseguem viajar o mundo somente com o lucro conquistado dentro da internet.
  2. Você nunca aprenderá tudo, o Marketing Digital é como o universo. Quanto mais você explora mais você chega a conclusão que existe mais a ser explorado. E enquanto você explora as coisas continuam em processo de mudança constante. É um eterno aprendizado.

Neste artigo vou abordar as principais tendências, principalmente de Marketing de Conteúdo, algumas já estão estabelecidas mas outras podem mudar a forma como vivemos.

Tendência de Marketing Digital 1: Consiga que seu usuário crie conteúdo

A empresa Adweek publicou um estudo que 85% dos consumidores consideram que o conteúdo de um cliente influencia mais do que o conteúdo da própria marca.

Então agora vamos entender melhor o que é ter um usuário criando conteúdo.

Conteúdo gerado pelo usuário

Fazer o usuário falar sobre o produto e uma marca é muito comum quando falamos de Influencers no Instagram e também os famosos merchans que sempre aparece no vídeo do Canal Porta dos Fundos.

Porém, essa estratégia envolve anúncios pagos, ou seja, empresas que pagam para pessoas que conversam com o público-alvo da marca para ter sucesso.

Mas essa estratégia é para você que quer esse mesmo resultado de promoção do seu produto e serviço pelas pessoas nas suas redes sociais, mas ainda não possui dinheiro para investir.

Passo-a-passo para identificar o seu público

Saiba quem são as pessoas que você quer alcançar.

Crie sua persona ou seu público-alvo e faça isso de forma bastante objetiva. Crie uma lista com:

  1. 5 perfis em redes sociais
  2. Pelo menos 4 blogs que comunicam com seu público
  3. As principais marcas
  4. Os principais sites e conteúdos digitais do seu nicho de mercado

Agora coloque nesse seu material a sua justificativa para essas escolhas.

  • Por qual motivo você selecionou esses 5 perfis? Por que essas pessoas fazem parte do seu público?
  • Por que você escolheu esses blogs? Quais artigos e conteúdos te fizeram tomar essa decisão?
  • Qual o motivo do seu público enxergar essas marcas como as principais? O que elas entregam de valor para eles?
  • O que eles mostram e como eles mostram para se comunicar da melhor maneira com seu público?

Se você seguir esse passo-a-passo eu tenho certeza que você saberá com muito mais precisão quem são as pessoas que você está buscando para promover conteúdo para você.

Como alcançar essas pessoas e fazer com que elas produzam conteúdo sobre mim?

Agora que você já tem uma visão de quem são as pessoas que você vai precisa ir atrás vou te explicar como você pode fazer isso sem precisar pagar por isso.

A única forma de você conseguir incentivar que as pessoas influenciem outras pessoas sobre o seu negócio é gerando valor para elas.

O primeiro passo é interagir com seu público alvo com o objetivo de entender suas dores. 

Então você poderá criar valor para ajudar esse usuário na sua jornada, mesmo que ele inicialmente não te entregue retorno financeiro, o objetivo vai ser com que ele retorne ou contribua com a criação de conteúdo a seu favor.

Você pode fazer isso de várias formas:

  1. Blog Posts
  2. Páginas de Site
  3. Publicações nas Redes Sociais
  4. Depoimentos
  5. Imagens

Exemplificando a história

Vou colocar um exemplo prático para ficar mais claro como funciona essa estratégia:

Você é do segmento de maquiagem e quer que as meninas que se preparam para as festas comecem a falar sobre o seu trabalho, afinal, como vimos acima, se elas falarem sobre o seu trabalho para outras meninas a chance de você receber novos clientes é 85% maior.

Uma ideia seria pagar para uma influencer de maquiagem no Instagram para ela divulgar o seu trabalho. Porém há um custo alto e você está sem recursos no momento. Então vamos para o plano B (que é muito mais sincero e efetivo).

  1. Você faz o passo-a-passo para identificar seu público e encontra três maquiadoras que seriam sua persona.
  2. Conversa com seu público e entende que uma dor para elas é criar uma maquiagem para festas durante o dia.
  3. Pelos próprios meios digitais você entra em contato com elas oferecendo um benefício que ela procura. Por exemplo:
    “Olá fulana, tudo bem? Vi que você posta muitas fotos em festas durante o dia.
    Tenho uma maquiagem linda para dias ensolarados e gostaria de compartilhar alguns ensinamentos com você para te ajudar.
    Eu criei um vídeo ensinando algumas maquiagens que combinam com seu tom de pele e nas minhas Redes Sociais você pode ver o resultado de algumas meninas que já fizeram. Caso você fique com alguma dúvida é só me chamar que eu te ajudo.”

3 passos para o sucesso

Com esses 3 simples passos você está apenas gerando valor para o público que você deseja alcançar.

Se você fizer isso para o maior número de pessoas dentro da sua persona, rapidamente seu público vai ver valor e isso vai retornar de maneira positiva para seu negócio.

Seu público começará a publicar fotos e falar de você entre ele. Isso vai criar sua autoridade entre as pessoas que você quer e a médio e longo prazo o seu público vai te ver como referência no assunto.

Depois de um tempo eles pagarão o preço que for para ser seu cliente.

Isso sim é criar uma estratégia de sucesso.

Tendência de Marketing Digital 2: O Vídeo é o tipo de conteúdo mais consumido no meio digital

Eu sei que você está lendo esse meu artigo aqui no blog. Mas a verdade é segundo a pesquisa da Livestream que 80% das pessoas preferem assistir um vídeo do que ler um artigo em um blog.

Por esse motivo se você está criando conteúdos, mas não está criando vídeos porque é tímido ou não gosta de aparecer nas telinhas, repense.

Comece a trabalhar isso em você ou na sua marca. Caso contrário vai existir uma grande chance de uma marca concorrente começar uma estratégia e dominar a audiência que podia ser sua.

Para compartilhar seu conteúdo de vídeos você pode utilizar das plataformas mais populares do mercado, são elas:

  • Youtube
  • Vimeo
  • TikTok
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIN
  • Seu site/Seu blog
  • Snapchat

Se você está com dúvida de quais vídeos você pode começar a gravar, então vai algumas dicas:

  • Webinars
  • Sessões de Perguntas e Respostas
  • Demonstrações de produtos
  • Por trás das cenas
  • Entrevista com especialistas

Lembre-se que você pode utilizar da estratégia de diversificação de conteúdo.

Caso você já tenha artigos no seu blog por exemplo, você pode gravar esse conteúdo no formato de vídeo e divulgar nas plataformas onde o seu público está.

Criar vídeo deixou de ser uma estratégia opcional em 2020.

Mulher gravando vídeo

Tendência de Marketing Digital 3: Conteúdos Interativos

O ritmo de informações novas em um mundo tão conectado e rápido muda o comportamento do consumidor.

Ao mesmo tempo que ele está na vitrine de uma loja , ele já está no Google pesquisando o mesmo produto para ver se o encontra com o preço mais acessível.

Para evitar com que essas distrações e mudanças de decisões ocorram durante a jornada do seu público, uma alternativa é você criar conteúdos interativos.

Um exemplo de conteúdo interativo é um questionário ou quizz. Nesse caso, enquanto a pessoa interage respondendo, você está adquirindo dados para melhorar a experiência e entregar uma solução melhor para o cliente.

A empresa Rock Content possui uma plataforma chamada ION Interactive voltada para criar conteúdos interativos. Eu já usei e recomendo muito!

Uma das vantagens de ter conteúdos interativos é conseguir criar a necessidade, despertar o interesse e apresentar a solução no mesmo lugar.

Se você quiser aprender mais sobre conteúdos interativos eu recomendo que leia o artigo: Conteúdo Interativo na sua Estratégia em 2020

Tendência de Marketing Digital 4: Podcast

Nos últimos anos os Podcasts e conteúdos em áudio começaram a aparecer e aos poucos foram conquistando presença.

O principal objetivo de se ter um Podcast tem sido para comunicar tendências e informações referentes a um setor específico.

Muitas empresas que produziam conteúdo em vídeos de conversas, como entrevistas e análises, já estão diversificando o seu conteúdo para Podcasts.

Você consegue encontrar também posts de blog sendo narrados para facilitar e vida de quem está navegando.

Criar um Podcast em 2020 é uma ótima dica, porém, não crie somente para ter esse canal. Você só vai conseguir criar conteúdo e engajar seu público se ele for autêntico e ter utilidade para sua audiência.

Caso contrário será uma ferramenta descartada rapidamente por sua persona.

Então para fazer isso da melhor maneira eu recomendo que você crie uma estratégia com tópicos do que você pretende abordar.

podcast 2020

Lembre-se que na hora de criar o conteúdo você deve concentrar na demanda do seu público e não na mensagem que você quer empurrar para eles.

Um ótimo objetivo para se trabalhar com Podcasts é aumentar a credibilidade do seu negócio no mercado.

Tendência de Marketing Digital 5: Adapte seu conteúdo para pesquisa por voz e os novos dispositivos inteligentes

Google Home, Alexa e Xiao Ai. Esses três são os assistentes virtuais da Google, Amazon e Xiaomi, respectivamente.

Os consumidores mais conectados e mais próximos do futuro já estão vivendo em casas e escritórios automatizados.

E isso inclui comandos e pesquisas por voz que estão a cada dia sendo mais otimizados pelos sistemas operacionais que utilizam de inteligência artificial.

Para aproveitar essa tendência que ainda está em estágio inicial você precisa otimizar os seus conteúdos para que as palavra-chave sejam identificadas por voz.

É necessário que você entenda um pouco sobre SEO, criando palavras-chave de cauda longa para ser bem específica dentro do seu conteúdo.

Dessa maneira, se o seu conteúdo estiver bem rankeado e especificado, uma busca por voz pode indicar a solução que você aponta.

Comece a transformar tendências em resultado

Muitas coisas mudando e novidades chegando, mas essa é uma realidade que já se repete todos os anos quando conversamos sobre Marketing Digital.

O que não muda é o fato de que quanto mais você cria conteúdo de qualidade para engajar e encantar os seus clientes mais resultados você consegue.

Pegue essas tendências para conseguir criar oportunidades de alto nível para seu público e com disciplina, dedicação e dando tempo ao tempo você colherá os frutos da estratégia que escolher começar agora.

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Rafael Milagre
Rafael Milagre

Especialista em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo

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