Combatendo a solidão ao trabalhar de home office

E lá se vão os dias que você fica trabalhando dentro do seu escritório oito horas por dia. Os trabalhos convencionais estão precisando se adaptar para o trabalho home office ou trabalho remoto. Porém isso também está levando algumas pessoas a terem sintomas de solidão.

Graças a tecnologia de computadores, notebooks, tablets e smartphones o trabalho físico está se adaptando a uma nova maneira de trabalho.

O home office está mudando o modo como as empresas operam em uma economia que já está dando indícios de uma desaceleração, onde a maior preocupação é e precisa ser a vida.

Devido a pandemia causada pelo Coronavirus (COVID-19) houve um aumento significante de pessoas que tiveram que adaptar o seu trabalho para um regime auxiliado pela tecnologia ou reduzindo cargas de horário e buscando horários flexíveis.

Mesmo antes de essa modalidade de trabalho crescer por todo o mundo já era comum ver empresas focando mais em produtividade e entrega e menos em horários de trabalho.

Empresas estão trabalhando home office

Dados e dificuldades do Home Office

Uma pesquisa divulgada pelo Valor Econômico com 359 empresas indicou que 43% estão com seus funcionários em atividade de home office.

O estudo também aponta que a maior dificuldade que as empresas encontram é para adaptar as atividades que antes eram feitas de forma presenciais em atividades virtuais.

A segunda maior dificuldade apontada é o gerenciamento remoto de pessoas.

Com o estudo chegou-se a conclusão que os principais pontos que as empresas precisam se concentrar são:

  1. Estabelecer com clareza o que se é esperado em termos de resultado e entrega
  2. O líder deve manter um contato próximo com os seus liderados para ajudar a lidar com os aspectos externos do trabalho em casa, como por exemplo, a família
  3. Profissionais com capacidade de liderança situacional, que vão conseguir contornar a situação em cenário de crise e manter a autonomia e condição de trabalho mesmo de maneira isolada.

Eu adicionaria um quarto ponto a conclusão do estudo que é a formação de uma cultura forte e sólida. Pois uma empresa com uma cultura forte consegue lidar de forma mais suave com os três pontos citados acima.

O outro lado da moeda

O trabalho remoto é sim uma possibilidade que abre muitos horizontes e cria um modo de vida bem atraente para muitos funcionários e empresas em todo o mundo.

Mas essa opção também carrega consigo uma parcela justa de desafios e dificuldades.

As vantagens são bastante claras, flexibilidade para trabalhar, trabalhar de qualquer lugar e conseguir focar mais em horários não convencionais.

Porém é bem difícil você evitar que os momentos de solidão e isolamento não vão fazer parte do seu estilo de vida profissional.

Uma parte essencial da sua vida social gira em torno do seu trabalho e também da empresa onde você trabalha.

Em alguns casos, as pessoas ficam mais tempo do seu dia-a-dia com a equipe de trabalho do que com a própria família. Portanto, nesses casos, quando se muda para um trabalho home office a vida social é completamente afetada e isso pode resultar em duras consequências.

solidão ao trabalhar remoto

Consequências de uma solidão social

Você não precisa ser amigo dos seus colegas de trabalho, somente a conversa e a comunicação necessária são partes importantes para você se desenvolver como ser humano.

Como os trabalhadores remoto não tem o mesmo acesso ao processo de interação de um dia de trabalho normal, não é de se estranhar que aconteça sensações de solidão durante essa jornada.

 A Australian Psychological Society  conduziu um estudo que mostra que cada 1 em cada 2 pessoas relatam que se sentem sozinhas por no mínimo 1 dia por semana. 

Embora aquela ideia que temos na cabeça que parece perfeito ficar o dia inteiro em casa, especialmente para quem mora longe do local de trabalho. 

Se você trabalha remoto por vários dias, pode ser apavorador não ter uma pessoa para ter uma interação sincera de dia-a-dia.

Dessa forma a solidão pode ser uma das maiores dificuldades para se enfrentar um trabalho remoto.

A Buffer conduziu um relatório em 2019 em que mostra que 19% dos funcionários que trabalham remoto declararam o fato do isolamento ser o maior dos seus problemas.

Isso reforça o quanto é comum as pessoas se sentirem com sintomas de solidãoO menos óbvio é como criar um ambiente que vai eliminar esse sentimento enquanto você trabalha home office.

Outro desafio que é comum e que corrobora com esse processo é que por estarem trabalhando longe do local físico muitos profissionais se sentem fora do projeto e acabam ficando menos engajados.

Isso se deve a falta de informações, comunicações e tomadas de decisões. Isso aumenta mais ainda o processo de isolamento social.

Porém quero te dizer que existe sim uma saída para a solidão do trabalho remoto! Vou compartilhar a seguir as principais recomendações para quem está sofrendo com esses sintomas.

Dicas para vencer a solidão trabalhando home office

Como já entendemos o quanto pode ser prejudicial para sua vida ou para a vida dos seus funcionários sentir os sintomas de solidão vamos trabalhar para vencer esse obstáculo.

Portanto, separei 4 dicas de ouro para te ajudar a trabalhar de home office.

1 - Converse mais do que apenas trabalho com os seus colegas

Quando estamos fazendo home office e perdemos aquela comunicação pessoal dentro do escritório é comum conversamos com nossos colegas apenas sobre assuntos profissionais.

Porém isso não é o que acontece quando estamos presencialmente conversando. Sempre tem aquela conversa descontraída, aquela piada e isso ajuda a tornar o dia mais leve, porém, agora trabalhando home office isso parece ter acabado.

Para resolver isso é necessário que você compartilhe mais, use a tecnologia a seu favor, use as redes sociais, utilize os canais de comunicação para conversar assuntos cotidianos e sobre a vida pessoal.

É claro que para isso você precisa estabelecer um canal de comunicação segura, isso pode ser um grupo de Whatsapp por exemplo.

2 - Trabalhar pelo menos um dia de semana em um local diferente

Não importa se você não pode sair de casa. Você precisa variar o local que você trabalha, vá para o quintal, para a varanda, para o quarto, para a sala, para o escritório, para a área livre do prédio, enfim, mude!

E de preferência mude para um lugar onde você tenha contato com natureza, consiga ver o céu, uma piscina, algo relacionado a um contato natural da vida.

Isso vai te ajudar a se sentir mais integrado com sua comunidade.

3 - Crie um ritual de desconexão

É comum para pessoas que estão começando a trabalhar remoto ter dificuldade para se desconectarem do trabalho.

Não entender os limites da vida pessoal e profissional fazem com que as coisas se misturem e isso acaba criando uma exaustão mental e até física em você.

Para evitar que isso aconteça, programe atividades em horários que você quer não estar pensando em trabalho e crie um alerta no seu celular para te avisar que agora é hora de relaxar a cabeça.

mensagens home office

4 - Lembre-se que o aspecto social é sim essencial para sua vida

Ignorar o aspecto social pode ser mais fácil para pessoas introvertidas e tímidas. Porém quando estamos em casa e podendo ignorar pessoas que não gostamos no ambiente de trabalho isso pode parecer ainda mais tentador.

Porém se você já jogou o jogo The Sims você sabe que é sim importante para a sobrevivência de uma pessoa ela precisa se relacionar e ter interações sociais.

Caso contrário os sintomas que acontecem no jogo vão começar a acontecer na vida real.

Você sentirá solidão e isso pode levar a um caso de depressão. Então, quando começar a perceber os primeiros sintomas comece logo a procurar as pessoas que você mais gosta, mesmo que de forma digital.

The sims - solidão digital no home office

Acredito que essas medidas que estão sendo forçadas devido a situação do COVID-19 vão incentivar a um trabalho movido a resultados e experiências de trabalho à distância.

Vamos nos adaptar a um trabalho com menos procrastinação e mais entrega.

Esse post teve como objetivo não deixá-lo dentro de um isolamento social por estar trabalhando em casa e dessa forma eliminar qualquer possibilidade de sentimento de solidão.

Espero que o entendimento maior sobre o tema e as dicas para combatê-lo tenham sido úteis.

Caso você tenha alguma experiência ou uma sugestão para tornar o trabalho de home office mais produtivo vai ser um prazer receber o seu comentário abaixo.

Gostou do Compartilha!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Rafael Milagre
Rafael Milagre

Especialista em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo

Gostando do conteúdo?

Inscreva-se para receber mais no seu e-mail

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

© - Rafael Milagre