Dicas para melhorar a produtividade mudando hábitos em 2020

No fim do ano de muitas pessoas fazem suas promessas e expectativas para aumentar a produtividade no novo ano. Metas e nova motivações para buscar ser mais produtivo.

Nas festas de fim de ano só se ouvia:

aprender uma nova língua, conseguir um emprego melhor, viajar, fazer uma nova faculdade, empreender e os sonhos afloram mais do que em qualquer época do ano.

Mas o ano começa, sua rotina e atitudes continuam da mesma forma do ano anterior, você já desiste rapidamente daquelas metas que traçou para o ano a seguir.

E então, 99% do seu planejamento pessoal para o novo ano foi junto com a chuva de janeiro, por água abaixo, o 1% que restou foi a sua vontade de querer mudar tudo.

Muitas vezes queremos, temos motivação para mudar, ser mais produtivo mas não sabemos como mudar, o que podemos fazer para sair da inércia.

Sendo assim, percebi que o ser humano em sua essência natural é movido a padrões e nunca ao novo.

Entenda os seus hábitos e padrões

Eu entendi que devemos forçar a ter hábitos que nos impactam de maneira a melhorar a sua produtividade. Para realizar qualquer que seja o seu sonho você precisa ser produtivo. Então decidi que eu precisava criar essas mudanças e mantê-las até que elas se tornem um hábito.

Homem pensativo olhando para as nuvens

Melhorar a sua produtividade é algo pessoal, você precisa primeiramente trabalhar em reconhecer os seus pontos fracos para que você crie os padrões e hábitos corretos que vão atuar diretamente sobre o seu maior defeito.

Foque em ser melhor

A dica que eu dou nesse momento é, faça uma lista do que você inveja (de forma positiva) em pessoas produtivas. A minha ficou assim:

  1. Organizam as tarefas
  2. Controlam as horas de sono
  3. Conseguem manter o foco em suas atividades

Depois de criar uma simples lista de três coisas que eu precisava melhorar, comecei a pensar:

“Eu não sou tão desorganizado assim, tem pessoas que dormem em horários piores do que o meu, eu sou um cara focado… só queria ser mais”.

E ai você entende que esse é um momento difícil. Nosso ego faz com que as críticas sejam levianas.

Hora do reconhecimento

O meu conselho é adicionar adjetivos negativos para ilustrar sua real situação. Mesmo que você não goste. Mesmo que você force esses adjetivos, eles serão necessários.

Entenda como eu fiz:

  1. Completamente desorganizado em suas tarefas
  2. Incapaz de dormir o necessário
  3. Acha que consegue fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo mas sofre distrações inúteis a todo momento.

Quando acabei de escrever os três itens eu estava convicto que precisava tomar uma atitude, que os meus próximos dias precisavam de algo diferente.

Leia também para ser mais produtivo: Jogos online e a verdade sobre o vício

Como melhorar e ter mais produtividade

E então eu listei simples atitudes que, com o tempo, estão se tornando em hábitos saudáveis, que ajudam nos meus maiores defeitos e dilatam minha produtividade durante o dia.

Troquei os aplicativos do meu celular

O primeiro passo foi pensar onde estão minhas distrações inúteis que tiram o meu foco em atividades. Nesse exato momento peguei meu celular e decidi deletar os aplicativos que me distraiam. Mais do que isso, decidi que se eu gastava tempo no celular com distração, eu poderia gastar tempo me organizando. 
Adicionei o Trello, deletei todos os jogos que eu utilizava como distração e adicionei um app de gestão financeira.

Despertador, banho, café e vestir uma roupa profissional

Como sempre fui uma pessoa que produziu melhor no turno da noite que no período da manhã, sempre me achei mais lento nas primeiras horas do dia e por isso costumava ficar até horas da madrugada trabalhando em minhas atividades. Porém, precisava adaptar minha vida para aproveitar melhor o horário comercial. Decidi que todos os dias iria acordar cedo, tomar um banho, um café quente e vestir uma roupa profissional. Depois que termino esse ritual eu me sinto como um gladiador atrás de uma grande porta para entrar na Arena.

Minha vida virou um checklist

Minha crítica a minha organização se dava pelo fato de esquecer atividades importantes na vida pessoal e profissional. 
Decidi criar um checklist com três colunas no Trello com minhas tarefas: Hoje, essa semana e esse mês. 
Como nunca me dei bem com agendas eu precisava de uma maneira de controlar todas as minhas atividades e obrigações. Tenho no meu celular e no meu desktop tudo que preciso fazer no meu dia e uma visão das próximas atividades. Assim, criei o hábito de finalizar os meus dias com todas as tarefas concluídas.

Em uma reunião com os meus sócios, um deles comentou que eu consegui dilatar minha produtividade. Depois disso cheguei a conclusão:

Dilatar

v.t. Física. Aumentar o volume de um corpo pela elevação de sua temperatura.
Estender, alargar, ampliar, propagar.

Aumente o volume de entrega, coloque o seu corpo pronto para agir todos os dias, se prepare para um novo dia, amplie sua produção e propague essa mensagem para os empreendedores da sua rede.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e me adiciona no LinkedIN para conversamos mais sobre o assunto.

Gostando do conteúdo?

Inscreva-se para receber mais no seu e-mail

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

© - Rafael Milagre