Estratégia de Marketing para Instagram em 2020: Aumente seus seguidores e cresça seu negócio

Está procurando alguma estratégia de marketing para Instagram em 2020? Quer crescer seu negócio de forma orgânica sem precisar investir em anúncios pagos?

Vou te mostrar como alavancar o seu perfil no Instagram!

Por que o Instagram?

O Instagram é a rede social favorita do público brasileiro, na pesquisa Digital 2019 foi divulgado que a rede possui 69 milhões de usuários no Brasil e ainda possui o maior nível de engajamento, que são comentários, likes e posts salvos.

Quase metade dos brasileiros, segundo a pesquisa divulgada pela Social Media Trends 2018, elegeram o Instagram como a Rede Social que mais gostam.

instagram rede social preferida

Como vimos, o Instagram já é uma rede social consagrada. Agora vamos para a parte prática e aqui você vai aprender a crescer o seu negócio.

10 passos para crescer seu negócio no Instagram

O caminho comum de várias pessoas que fazem sucesso na Rede Social Instagram é:

1 – Já trabalhavam em um mercado específico conseguindo adquirir muito conhecimento prático do negócio, produtos ou serviço.

2 – Percebem que os meios tradicionais não atendem mais, entendem que é preciso ir além para conquistar novos clientes para o seu negócio.

3 – Começam a produzir conteúdo nas horas extras com o sonho de parar de trabalhar no horário comercial. Essa tendência ainda é intensificada para as novas gerações.

4 – As pessoas começam a ensinar o que elas fazem, como elas fazem e criam conteúdo para ajudar as pessoas com suas dificuldades e problemas.

5 – Melhoram a qualidadeproduçãoquantidade do conteúdo produzido.

6 – Produzem um conteúdo de muita qualidade para as pessoas que já interagem com a marca, e isso faz com que tenha a primeira publicação que tem um caráter viral, ou seja, tem um alcance e engajamento bem maior do que o normal.

7 – Essas pessoas acabam ganhando milhares e até milhões de seguidores e começam a se tornar referência no assunto.

8 – Utilizando o público e a autoridade conquistada começam a qualificar seu conteúdo, adicionando uma linha premium, como cursos digitais e presenciais, palestras e venda de produtos.

9 – As grandes empresas e marcas começam a investir nessas pessoas, devido a maneira que se comunicam com a persona dessas marcas. Então acontece os posts patrocinados e os famosos recebidos para os Influencers.

Não sabe o que é persona? Então leia Marketing Digital para Iniciantes: Um guia do zero

10 – A curva de crescimento diminui devido ao tamanho do mercado, então o ideal a se fazer aqui é diversificar o conteúdo, alcançar em outras plataformas como Youtube, Facebook, Twitter e alguns casos até a televisão.

Dica de ouro

Eu entendo que esses passos levam muito esforço e tempo mas aqui vai uma dica de ouro para você.

Ontem foi a melhor hora para você começar, mas se existe um segundo melhor momento para começar, é hoje! 

Quanto antes você iniciar sua estratégia mais você estará caminhando em direção à conquista do seu público para chegar no décimo passo acima.

3 erros de Estratégias de Marketing Digital para Instagram

Com certeza você vai errar em algum momento, até porque uma estratégia de sucesso no Instagram leva tempo, esforço e dedicação.

Nesse tempo virão erros que podem ser traduzidos em aprendizados para o futuro.

Mas eu posso te adiantar três erros para você evitar daqui para frente.

1 - Definir as expectativas erradas

O mais comum depois de ter uma estratégia de marketing no Instagram é as pessoas desistirem porque o perfil delas não está crescendo rápido o suficiente.

Isso acontece porque eles esperam um tráfego e um alcance que a plataforma não entrega.

Diferentemente do Google, LinkedIN e Youtube o Instagram não possui uma otimização para SEO.

Ou seja, nessas outras plataformas quando você está buscando algum conteúdo basta digitar na caixa de pesquisa que você encontrará o que estava procurando.

E por esse motivo é mais difícil se alcançar tráfego no Instagram. Porém o Insta é no entanto uma ótima plataforma para gerar leads de alto nível.

Podemos então entender que é uma relação de qualidade vs quantidade.

O Instagram investiu em ferramentas diferentes para você se conectar com o seu público de diversas formas. São elas:

  1. IGTV
  2. Stories
  3. Gifs
  4. Publicação em Carrossel
  5. Vídeos
  6. Chat por texto
  7. Chat por voz
  8. Pesquisas
  9. Transmissões ao vivo
  10. Transmissões em dupla

Muitas possibilidades para criar conteúdo em uma só rede social. E todas elas são uma relação de contato íntimo com seus seguidores.

Ou seja, tenha paciência para entender que o crescimento de tráfego é lentoabuse das ferramentas de criação de conteúdo.

Produza muito conteúdo de qualidade e diversificado.

Quanto mais conteúdo diversificado, maior a chance do seu alcance aumentar.

Assim você estará conectando com os seus seguidores de maneira mais profunda do que o normal das outras pessoas e marcas. 

Criando também uma fidelização maior de quem interage com você.

Instagram dados

2 - Preocupar em postar conteúdo e não em se conectar

Você já deve ter experimentado alguma oferta bastante sofisticada, seja de algum curso ou até mesmo de algum profissional de marketing. 

Um link no Instagram que te leva para uma página de conversão (landing page), que leva para um formulário onde você preenche os seus dados, que te faz abrir o e-mail para baixar o conteúdo e de 5 em 5 dias você recebe e-mail dessa pessoa/produto/serviço para o resto da vida.

O problema nesse caso é bem lógico mas muitas vezes ignorado. Você está fazendo com que sua persona tenha uma longa e custosa jornada até chegar a sua oferta final.

A intenção é realmente muito boa. Um funil de vendas em Marketing Digital serve para aquecer sim o seu público, porém não faz sentido você deixar dinheiro em cima da mesa e automatizar tudo quando você pode simplesmente falar com os seus clientes.

Você só deve automatizar o seu negócio quando realmente tiver a necessidade de escalar. Quando as 24 horas do seu dia não são mais suficiente.

A minha dica aqui é, toda vez que algum contato no seu Instagram interagir com você de maneira positiva, veja qual é a maneira mais espontânea e humanizada de se conectar com essa pessoa.

Fuja de fluxos automáticos, tente surpreender com um vídeo pelo DM ou pelo menos uma mensagem carinhosa.

Conecte-se com seu público mostrando para ele que você realmente se importa.

conectando com o público instagram
Conecte-se com o seu público

Aprendendo a se conectar com sua audiência

Existem muitas maneiras de se iniciar uma relação próxima com os seus seguidores.

Uma ótima sugestão é usar a ferramenta de criação de enquetes.

Pense em perguntas que você acredite que serão úteis para o seu público, perguntas simples. No meu caso seriam perguntas como:

“Você quer aprender como crescer o seu negócio no Instagram?” Sim ou Não.

Para as pessoas que responderam sim você pode entrar em contato por mensagem direta.

Mas não aborde como um vendedor, do tipo, vi que você respondeu sim, então tenho aqui uma solução para você comprar.

Aborde como quem está realmente interessado em se conectar e ajudar:

“Ei, eu notei que você votou na minha enquete que postei nos Stories do Instagram e disse que está querendo crescer o seu negócio. Você pode me dizer mais sobre isso?”

Converse primeiro, mostre que você está ouvindo e está se importando com as dificuldades dele.

Depois de entender com precisão a necessidade, você saberá se a sua solução, ou como você pretende ajudar, vai de acordo com o que essa pessoa busca.

Caso você consiga ajudá-lo de forma rápida, faça isso através de uma mensagem, áudio ou vídeo direto.

Caso você precise aprofundar você pode usar conteúdos de blog, eBooks, webinars e vídeos já produzidos por você para ajudá-lo.

3 - Focar em likes e não em engajamento real

Não é mais notícia de última hora que o Instagram ocultou do feed as curtidas das fotos.

E isso é uma ótima oportunidade para você que está planejando uma estratégia para crescer seu Instagram. Você deve se concentrar na seguinte métrica: Capacidade de compartilhamento que seu conteúdo possui.

Likes e comentários são sim ótimas maneiras de mensurar o quanto os seus seguidores estão gostando do seu conteúdo.

Porém em 2020 não é suficiente mais.

Você deve trabalhar para fazer com que os seus seguidores tenham vontade de clicar no seu conteúdo e compartilhar para a rede de seguidores deles.

Ou então salvar o seu conteúdo, isso indica que aquele seguidor provavelmente está vendo valor no que você está postando e vai voltar a consultar e interagir com sua marca em um momento futuro.

A principal vantagem dos compartilhamentos de posts e stories é que você alcança uma nova audiência, os seguidores dos seus seguidores estarão vendo o seu post.

Já quando alguém curte ou comenta o post está apenas passando o dedo no feed como quem não quer nada.

Tenha compartilhamentos e posts salvos no Instagram

A estratégia para ganhar seguidores grátis

Vamos começar então nos fazendo as seguintes perguntas:

O que eu faço fora do Instagram que as pessoas gostam? Em qual parte do meu trabalho eu vejo que consigo gerar valor para as pessoas?

Comece a criar o link entre o que você já é bom e como você faz isso.

Se você é um youtuber de sucesso, por exemplo, eu vou assumir que você sabe como gravar bons vídeos para seu público.

Mas será que sua audiência fora do Instagram não teria interesse em saber como você faz os seus vídeos?

Quais as dificuldades que você enfrenta para produzir um conteúdo de qualidade?

Como é o making off? Qual equipamento você utiliza? Como você se prepara?

Olha quanto conteúdo está ficando de fora, tudo isso pode ser mostrado no Instagram para criar esse link do que você já é bom.

Da mesma forma que usamos o Instagram para falar do serviço e produto que temos para oferecer fora dele, use a sua vida fora do Instagram para promover seu perfil com conteúdos inéditos.

Envolva os seguidores do seu Instagram

Uma vez com que as pessoas começaram a te seguir no Instagram devido aos seus convites e conteúdos você precisa criar engajamento.

Uma grande vantagem que essa Rede Social te permite é envolver o seu público nas decisões

No Instagram de maneira rápida e fácil você consegue interagir com seu público para contar a história que ele quer ouvir.

O que mais vemos no Instagram são pessoas querendo exibir a situação que está acontecendo no momento.

Mas quem está como expectador adora a possibilidade de poder participar e interagir para tomar decisões, o programa Big Brother Brasil é um exemplo disso.

Portanto não hesite em usar o Instagram para interagir com perguntas, deixe sua audiência te guiar para o sucesso.

Olha na prática como o efeito é incrível.

Hipoteticamente, você se arruma para uma festa e tira uma foto com a roupa que ficou meia hora escolhendo, pois estava em dúvida entre um vestido curto e um vestido longo.

Que tal postar uma foto com os dois vestidos e perguntar aos seus seguidores qual eles preferem que você use?

Você pode compartilhar a resposta da pessoa que te motivou a ir com o vestido longo por exemplo.

A partir desse momento essa seguidora está altamente engajada e satisfeita por te seguir. Podendo até virar uma promotora da sua marca (nesse caso uma marca pessoal).

E claro, você economizará alguns minutos de indecisão na próxima vez.

pergunte aos seguidores do instagram

Use as mensagens diretas do Instagram como base para criar conteúdo

Se você estiver seguindo os passos acima e interagindo bastante fazendo perguntas para sua base você estará o tempo todo sabendo o que elas pensam e as dificuldades que elas passam.

Você não precisa compartilhar com ninguém essas respostas, mas sempre que você for criar um conteúdo lembre-se de voltar e reler. Você já tem um guia pronto para começar.

O resultado disso vai ser a sua audiência com a sensação que você está lendo a mente deles. Mas a verdade é que eles já disseram isso para você.

Quando algum seguidor interagir com você falando sobre algo que você também acredita, aproveite isso para novamente mostrar que se importa.

Por exemplo, você posta uma foto no Instagram de uma Pizza de Margherita:

Post de pizza para o Instagram

Uma seguidora então te manda a seguinte mensagem direta:

“Nossa eu amo esse tomate cereja em cima da pizza de Margherita 😍”.

Nessa hora pegue alguns segundos para re-postar esse comentário marcando quem comentou. 

Nossa @fulana eu também amo esse tomate cereja! 😍😍😍🍕🍕🍕

Apenas no Instagram você consegue ter esse nível de intimidade com seus seguidores, aproveite isso ao seu favor.

Caso você está insegura se pode re-postar o comentário de outra pessoa, é simples, peça autorização antes. 

Você não ofenderá ninguém por perguntar isso. Apenas mostrará o cuidado que você está tendo com os seus seguidores.

Crie conteúdos para serem compartilhados

Iniciamos falando da importância que essa métrica tem em 2020.

Então use isso ao seu favor.

As pessoas adoram compartilhar conteúdos:

  1. Informativos
  2. Piadas
  3. Memes
  4. Visualmente atraente
Ou seja, talvez se você ficar postando só foto sua ou do seu negócio as pessoas não vão ter interesse em compartilhar.
Se você compartilhar esse mesmo conteúdo, mas de uma forma mais neutra as pessoas poderiam compartilhar? Se sim, considere realizar testes.

Acredita que esse conteúdo vai fazer você crescer seu Instagram?

Então por favor, me deixe ficar sabendo nos comentários.

Então segue lá @rafaelmilagre

E fique por dentro de mais conteúdos de Marketing Digital

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Rafael Milagre
Rafael Milagre

Especialista em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo

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