10 dicas de home office em tempos de Coronavirus

Com o surto do Coronavirus milhões de pessoas passaram a adotar o trabalho remoto em tempos de quarentena. Se você ainda não era acostumado ou está tendo dificuldades para ser produtivo dentro de casa então essas 10 dicas de Home Office vão te ajudar.

A pandemia do Novo Coronavirus, conhecido também como COVID-19, está fazendo com que as pessoas trabalhem em seus escritórios.

Em Belo Horizonte e por todo o Brasil as empresas estão adotando o home office devido ao Coronavirus como prática segura para conter a disseminação do vírus.

A Rock Content na sexta-feira dia 13 de março fez o anúncio para todos os seus colaboradores trabalharem remoto até que novas providências sejam informadas.

Por mais que inicialmente alguns empresários e tomadores de decisão não tenham dado o devido grau de importância, agora as empresas já estão tomando mais cuidado para diminuir o risco de infecção.

Como eu já trabalho com tecnologia a alguns anos eu já tenho uma experiência em trabalho dentro de casa tenho essas dicas de home office para te ajudar com algumas mudanças de hábitos e rotinas para que você tenha sucesso durante esse período de quarentena.

Dica de home office 1 - Mantenha horas de trabalho regulares

Defina seu cronograma de horário e cumpra ele. Quando estamos trabalhando com contratos CLT temos hora de entrar e hora de sair.

Porém quando misturamos trabalho a rotina dentro de casa muitas vezes isso é esquecido. Você não sabe a hora que começou e nem quando parar.

Você pode sim fazer o seu horário, mas lembre-se de cumprir com o seu próprio planejamento.

Para te ajudar com isso eu quero te recomendar o aplicativo RescueTime para você ter certeza que está cumprindo seu compromisso.

Ele monitora de maneira automaticamente a sua produtividade e ainda te ajuda a ter uma visão estratégica e analítica de quando você estava rendendo mais e quando você ficou mais relaxado.

RescueTime - Aplicativo para produtividade

Dica de home office 2 - Procure se capacitar

Com os deslocamentos do dia-a-dia para ir a empresa, eventos pessoais e horários de almoço tem dias que faltam horas para investirmos em nós mesmos.

Muitas vezes o cansaço acumulado depois de um dia de trabalho também nos desanima de iniciar um novo curso ou estudar mais o que nós precisamos.

Por isso, aproveite os dias de home office dentro de casa onde esses deslocamentos e o cansaço físico vão ser menores para se concentrar em novos aprendizados.

Hoje na Internet é possível aprender qualquer coisa em plataformas grátis. Por esse motivo eu montei uma lista com sites que disponibilizam cursos grátis:

  •  Escola Virtual – Fundação Bradesco – Cursos na área de Informática, Administração, Desenvolvimento Profissional e Pessoal
  •  FGV – Fundação Getúlio Vargas – Cursos de Finanças pessoais e Sustentabilidade
  • SENAI/SESI – Diversos cursos educacionais com o destaque o curso de Indústria 4.0
  • E-Unicamp – Cursos na área de tecnologia, vídeos, animações e imagens
  • E-Aulas USP – Conteúdos educacionais disponibilizados pela própria instituição
  • Coursera – Plataforma criada por universidades americana que tem cursos de altíssima qualidade
  • Youtube – Maior plataforma de vídeos do mundo, você consegue encontrar qualquer tipo de conteúdo
  • Udemy – Uma das melhores plataformas de cursos possui quase mil cursos grátis para você estudar

Dica de home office 3 - Comunique em excesso

Trabalhar de forma remota exige de você uma capacidade maior de comunicação sobre as tarefas e o que está sendo realizado.

Defina o canal de comunicação ideal para todos do seu time saber exatamente o que está sendo produzido e desenvolvido.

Quando eu falo excesso de comunicação não é falar o tempo todo o que você está fazendo com as outras pessoas. É manter alinhado com quem precisa saber as suas ações de forma registrada e documentada.

Dica de home office 4 - Adicione pausas na sua agenda

Para evitar as distrações que acontecem dentro de casa defina quais serão os intervalos dentro do seu dia onde você vai parar, ir para a varanda e tomar aquele cafezinho.

Muitas vezes as pausas depois do almoço quando estamos em casa acaba demorando mais pois afinal, tem um sofá e uma televisão bem ao lado.

Porém se você definir antes que depois do almoço fará meia hora de descanso você mesmo irá se cobrar após a meia hora e voltará a trabalhar.

Claro que pausas para lavar a mão e se precaver do Coronavirus não precisam estar inclusas em um planejamento.

E o melhor disso é que estará tudo bem, afinal essa meia hora deitada no sofá foi planejada e não está atrapalhando sua produtividade.

Para isso você pode usar o seu relógio, o despertados do celular ou o aplicativo Google Calendar, nele você pode configurar alertas personalizados.

Caso sua empresa também use o Calendar as outras pessoas do seu time saberão quando te chamar para fazer atualizações ou conversar sobre processos da empresa.

Dica de home office 5 - Não se esqueça de socializar

Para cuidar da produtividade você precisa estar bem com você mesmo.

Não adiantar trabalhar muito e ser produtivo se depois de um tempo você entra em depressão.

Solidão e isolamento não podem fazer parte de uma rotina de trabalho home office. Principalmente para pessoas que possuem um perfil mais extrovertido, isso acaba sendo um desafio tremendo.

Para afastar isso, e entendendo que não é possível sair de casa para socializar devido aos períodos de quarentena eu criei uma lista com dicas de home office abordando as maneiras que você pode socializar dentro de casa:

  1. Aproveite os grupos de Whatsapp para conversar com os amigos e a família
  2. Poste fotos e interaja através dos Stories do Instagram
  3. Use o Hangouts ou o Facebook Live para fazer lives com as pessoas que você ama, ver o rosto de quem você gosta nos ajuda a tornar o dia mais fácil
  4. Use a ferramenta de comunicação da empresa, se a ferramenta não possui um canal de comunicação descontraída está na hora de criar. Na Rock Content temos um canal para falar de coisas aleatórias e outro só de piadinhas.
  5. Veja vídeos de humor no Youtube ou Netflix, por mais que você não esteja interagindo com outra pessoa, as risadas ajudam a tornar o dia mais leve

É importante que você saiba o quanto de interação que você precisa durante o seu dia para se sentir bem. Caso você já esteja mal eu quero te recomendar uma plataforma de terapia à distância que é a Psicologia Viva.

Alguns profissionais poderão te ajudar, é claro, de forma remota e te ajudar em momentos difíceis.

Está gostando do assunto? Leia também: Combatendo a solidão ao trabalhar de home office

Mulher se comunicando em home office

Dica de home office 6 - Veja o home office pelo lado positivo

Home Office é igual a tudo na vida, existem lados positivos e lados negativos.

O que você mais gosta de fazer quando está em casa e por conta da rotina do dia a dia não consegue? Faça!

Se você adora cozinhar o seu almoço por exemplo e não tem tempo devido ao trabalho e precisa ficar almoçando em restaurantes agora você tem a oportunidade de cozinhar todos os dias.

É claro que isso deve estar no seu planejamento de horas. Mas aproveite para ver as coisas boas que você gosta de fazer em casa e faça.

Aproveite os lados bons de estar em casa para lidar de maneira mais suave quando a vontade de sair ou a solidão apertarem. Seja positivo.

familia em home office

Dica de home office 7 - Não fique neurado fazendo home office

Planejar, controlar e entregar é o mundo perfeito.

Porém controlar em excesso acaba se tornando um pesadelo.

Como muitas pessoas não estão acostumadas a uma rotina de home office acabam se cobrando toda vez que não estão produzindo durante o horário de trabalho.

Mas você não precisa ser duro demais com você mesmo.

A dica de ouro aqui é:

Toda vez que você se pegar em uma situação em que você acha que está sendo improdutivo se pergunte: “Eu faria isso dentro do escritório?”

Se a resposta for sim você está só se cobrando demais. 

Se a resposta for nunca então você deve voltar a se concentrar no trabalho rapidamente.

Quer continuar recebendo sempre conteúdo de produtividade?

Então segue lá @rafaelmilagre

E fique por dentro de mais conteúdos de Marketing Digital e Produtividade

Dica de home office 8 - Estabeleça regras com pessoas do seu espaço

Se você mora com uma ou mais pessoas é importante que as regras de convivência estejam estabelecidas.

É claro que isso não precisa estar em um estatuto impresso na parede e nem ser um contrato assinado por ambas as partes.

Porém combinados e acordos pré-estabelecidos vão evitar discussões e stress.

O ideal é você apresentar o seu cronograma de horários de trabalho e combinar como serão feitas as interrupções necessárias.

Dessa forma você continuará sendo produtivo.

Como diz aquele famoso ditado: O que é combinado não sai caro.

Recomendação de leitura para produzir mais: Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho

Dica de home office 9: Interaja com os seus colegas de trabalho e amigos pelo celular

O Aplicativo Houseparty permite que você crie uma videochamada com até 8 pessoas ao mesmo tempo usando o computador ou o celular.

Esse aplicativo se popularizou no mercado americano devido ao fato de conseguir adicionar várias pessoas em uma chamada de vídeo.

Com a situação atual do COVID-19 em que estamos restritos ao contato físico é uma ótima solução para interagir com o seu grupo de colegas de trabalho e amigos.

É possível se conectar pelo Facebook para encontrar de maneira mais fácil quem está online.

Evite sair de casa e use a tecnologia a seu favor.

Aplicativo houseparty coronavirus

Dica de home office 10: Não trabalhe de pijama

Trabalhar de pijama condiciona o seu cérebro para o momento em que você está relaxado e pronto para descansar.

Por esse motivo sua produtividade poderá ser afetada sem que você perceba.

No momento em que você estiver em casa trabalhando troque o conforto que o pijama oferece por uma roupa que vai te lembrar o ambiente profissional.

Combatendo a solidão ao trabalhar de home office​

Gostou das dicas de home office? Tem alguma outra coisa que você faz para tornar os seus dias de trabalho em casa mais produtivos? Comenta no final do artigo.

Lembre-se sempre de lavar as mãos e fazer a sua parte para que o Coronavirus não espalhe e contamine as pessoas que amamos.

Se quiser ler mais sobre como ser produtivo leia: Como usei OKR para alcançar objetivos pessoais.

Gostou do Compartilha!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Rafael Milagre
Rafael Milagre

Especialista em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo

Gostando do conteúdo?

Inscreva-se para receber mais no seu e-mail

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

© - Rafael Milagre