Cnteúdo Interativo na sua estratégia em 2020

Conteúdo Interativo é um tipo de conteúdo que a partir da ação do usuário geram dados através do seu engajamento, dessa forma, facilitando a venda de um produto. Alguns exemplos são: avaliações, quizzes, calculadoras e infográficos interativos.

Qual é um dos maiores desafios de um profissional de Marketing para o ano de 2020?

Se você respondeu que quer ter mais dados e mais engajamento para fornecer ao time de vendas você precisa ler até o final. (Se não respondeu mas tem interesse nisso, vale a pena ler também)

Pois é, essas são as duas principais vantagens que o conteúdo interativo fornece para o seu negócio. Quer saber como? Vou te mostrar.

O que são conteúdos interativos

Primeiramente, antes mesmo de pensar em meios digitais vamos dar uma volta no passado e pensar em como esse tipo de conteúdo já é presente em nossas vidas a muito tempo.

Em 29 de Janeiro de 2002 estreou o primeiro episódio do Reality Show que voltou a fazer sucesso no Brasil. O Big Brother Brasil, ou como todos conhecemos, o BBB.

Um programa onde competidores ficam confinados e vigiados por câmeras 24 horas por dia sem contato com informações sobre o mundo externo. E como esse jogo é decidido? Devido a interação com o público.

Então agora eu vou te convidar para se imaginar como o Diretor de Marketing do BBB da Globo para entender como tomar decisões e aproveitar de ter um conteúdo interativo tão rico como este.

Se eu fosse o Diretor de Marketing do BBB

Quando falei de Big Brother você já deve ter imaginado que a votação do público é a interação que eu estava me referindo não é mesmo? Mas calma! Tem muito mais do que você imagina aqui.

Imagina só uma coisa, toda vez que acontece uma interação do público com o BBB essa interação gera valor para o próprio diretor do programa tomar as decisões para simplesmente mais pessoas assistirem e ele vender mais.

Então vou te mostrar como isso acontece de maneiras além da simples.

Entendendo a intenração das câmeras

Quando as pessoas assistem às câmeras do BBB no site da Globo ou então pelo Pay Per View elas podem selecionar qual cômodo as pessoas estão.

Isso é uma forma clara de mostrar a preferência revelada do público sobre:

  • Tipo de conversa – Se a conversa está calma, agitada, se acontece uma briga, uma paquera nova ou uma fofoca.
  • Pessoas favoritas – Quem as pessoas querem mais ver? Quem elas estão atrás ficam com a câmera posicionada para saber o que essa pessoa está fazendo?
  • Fatos importantes – Alguém se machucou na cozinha? Alguém fez uma dancinha legal? Alguma regra foi quebrada?

Ou seja, o Diretor de Marketing do programa consegue definir que o que dá mais audiência.

Babu dançando no BBB20

Por exemplo: O público está gostando de assistir às brigas, as pessoas estão querendo ver mais a pessoa X e sempre mudam a câmera quando tem alguém dançando na piscina.

Afinal, isso é o exemplo perfeito de como gerar o engajamento do público para nutrir sua estratégia com dados para vender mais. Mas vender? Como?

Se pegarmos os dados de como o público reage em termos de visualizações podemos definir como criar o programa para se ter maior audiência.

Definindo o programa as pessoas vão gostar do programa mais pois você estará entregando o conteúdo que elas esperam, e com isso você vai receber mais audiência vendendo mais publicidade e vendendo mais assinaturas de Globoplay.

Previsto para começar no dia 21, o BBB20 já conta com cinco patrocinadoras: Burger King, Faculdades Anhanguera, Americanas, PicPay e Claro. O plano comercial, que disponiliza seis cotas, já rendeu R$ 213,1 milhões para a emissora.

Fonte: Notícias da TV – UOL

Tipos de conteúdo interativo

Agora saindo da perspectiva do BBB vamos pensar em como você pode criar conteúdos que podem te trazer esse retorno dentro de uma estratégia de Inbound Marketing.

Calculadora Interativa

Calculadora Interativa

A calculadora interativa pode ser utilizada no Marketing Digital para receber os dados dos clientes de maneira mais divertida, então mais fácil de engajar, para gerar valor recebendo dados.

Por esse motivo, ela funciona muito bem para:

  • Calculadora de R.O.I (Retorno sobre o Investimento): A calculadora mostra o retorno sobre o investimento de um produto ou serviço.
    A Rock Content tem um ótimo exemplo para calcular o desempenho do seu Time de Marketing utilizando uma calculadora de R.O.I.
  • Calculadora de economia: O seu cliente vai economizar se ele comprar seu produto ou adquirir seu serviço? Então é uma ótima ideia você criar uma calculadora!

Infográfico interativo

Infográfico interativo de Golfe por Mashable

 

Esse é um Infográfico interativo de Golfe por Mashable

O Infográfico é uma ferramenta super poderosa para gerar informação, engajamento e facilitar bastante a leitura devido ao seu conteúdo visual.

Como estamos de falando de uma peça onde o visual faz parte da entrega de valor, quando damos vida pra ela conseguimos adicionar uma dose extra de benefícios para sua estratégia, sua mensagem será entregue de forma mais fácil e rápida.

E claro, esse conteúdo interativo vai deixando aquela impressão positiva sobre sua marca.

Quizzes

Todos nós amamos fazer um Quizz quando ninguém está vendo, isso acontece porque todos nós temos curiosidade de ter acesso a algo sobre nós.

Mesmo que isso não reflita de fato a verdade, um Quizz é um conteúdo interativo que consegue fazer isso de maneira super divertida mas que ao mesmo tempo captura em cada resposta a informação necessária para uma estratégia perfeita.

Em suma, se você já fez algum teste no BuzzFeed você entrou pra essa estatística ok?

E-mail Interativo

ModCloth's Spring Sale Interactive E-mail

 

Fonte: ModCloth’s Spring Sale Interactive E-mail

O e-mail é um conteúdo individual, onde sua marca se comunica diretamente com a sua base ou prospectando novos clientes. Agora, imagina levar essa comunicação para um próximo patamar?

Resultado de imagem para outro patamar

 

OTO PATAMAR!

Embora o e-mail interativo ainda é um conteúdo interativo que esbarra em dificuldades técnicas e de design.

Porém todo profissional de marketing procura melhorar conversões em suas campanhas de e-mail, então vai aí uma ótima dica.

Games

Quase todo jogo já é por si só uma atividade interativa. Mas a Rockstar que é a produtora do game GTA 5 levou esse conceito ainda mais adiante.

A interatividade foi vista como um elemento chave no lançamento do último jogo da série e o jogador além de já poder interagir durante o jogo de mundo aberto pode escolher o que acontece no final.

Ou seja, a partir da sua decisão de como você quer que a história continue, todo o resto do jogo muda para a sua vontade. Você decide a história do final do jogo!

GTA V - Personagens

Por fim, o conteúdo interativo possibilita que a empresa engaje melhor os fãs, tenha mais dados e, com feedback positivos aumente as vendas e sua receita!

Outros tipos de conteúdo interativo para complementar sua estratégia

Bom, acredito que já tenha ficado bem claro a receita de sucesso que é:

Engajamento + Dados = Leads qualificadas para o seu time de vendas

Desse modo vamos a minha querida lista de barrados do baile para os lindos exemplos acima. Seguem outros tipos de conteúdo interativo:

  • Avaliações
  • Vídeos Interativos
  • eBooks Interativos
  • Landing Pages Interativas
  • White Paper Interativo
  • Lookbooks
  • Biblioteca de recursos
  • Buscador de soluções
  • Mapas interativos

Viu? Agora é a hora para abusar da sua criatividade e partir para a execução.

Qual a melhor ferramenta?

Hoje já existem várias ferramentas para se criar esses tipos de conteúdo, embora algumas delas sejam bem específicas e outras bem completas.

Assim como a ferramenta que mais me impressionou recentemente, a ion Interactive, ferramenta da Rock Content, é a principal referência de plataforma para produção de conteúdo interativo.

E eu cito ela pela facilidade de uso sem a necessidade de um designer ou um desenvolvedor, pois a ferramenta engloba quase todos os tipos de conteúdo de maneira super fácil, basta inserir suas cores e sua logo. Dá uma olhada:

ferramenta ion

 

Ferramenta ion

Mas se você está com budget apertado e quer começar, há ferramentas mais específicas e que entregam um ótimo valor, como por exemplo:

  • Quzur para a criação de Quizzes
  • WIX para a criação de Landing Pages Interativas

Então, está pensando em utilizar conteúdo interativo na sua estratégia de inbound em 2020?

Enfim, se você deseja ter mais engajamentos e mais dados na sua estratégia espero que esse conteúdo tenha sido útil para você.

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Leia também: OKR para alcançar objetivos pessoais.

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Rafael Milagre
Rafael Milagre

Especialista em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo

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